No dia 17 de fevereiro realizou-se no CEF uma formação em neurodidática, promovida pelo Gabinete de Formação e dinamizada por duas formadoras do IDEPH – Instituto de Neuroeducação - que contou com cerca de 40 professores.
A neurodidática é uma nova disciplina que resulta do cruzamento entre as neurociências e a pedagogia. No âmbito dos novos conhecimentos sobre o cérebro, interessa à pedagogia e à educação em geral, saber quais as estratégias que promovem o desenvolvimento cognitivo e melhoram a aprendizagem.
Neste contexto, numa primeira fase do encontro falou-se dos processos cerebrais e neurológicos envolvidos na aprendizagem – perceção, atenção, memória, motivação, emoção – e, posteriormente, foram trabalhadas estratégias que demonstram o modo como estas competências cognitivas podem ser dinamizadas, promovendo uma aprendizagem efetiva e uma atitude mais colaborante dos alunos nas atividades desenvolvidas na sala de aula.
TRAINING ON NEURODIDACTICS
On February 17 a training on neurodidactics was held at CEF, promoted by the Office of Training and hosted by two educational trainers from IDEPH - Institute of Neuroeducation – attended by about 40 teachers. The neurodidactics is a new subject that results from the intersection of neuroscience and pedagogy. Under the new studies about the brain, it is of high interest to pedagogy and education in general to know which strategies promote cognitive development and improve learning. In this context, the brain and neurological processes involved in learning were discussed - perception, attention, memory, motivation, emotion - and then strategies were worked on to demonstrate how these cognitive skills can be put into practice, promoting effective learning and a more collaborative attitude from students in classroom activities.